Por Aline
Assistindo o Roda Viva hoje, percebo que não existe debate político no Brasil.
Aqueles que idealmente pensamos que são os capacitados para realizar este tipo de debate não estão dispostos a ele.
Não importa o quanto vc argumente a respeito de algo, se o seu interlocutor estiver convencido sobre o ponto de vista dele, ele não vai escutar com atenção o que vc está dizendo e, pior, vai inverter toda a sua linha argumentativa, criando armadilhas retóricas para te jogar em contradição, te fazer ansioso, te fazer parecer idiota.
Isso foi o esforço que os “intelectuais” da corja da Marília Gabriela empreenderam no debate com o governador reeleito da BA, pelo PT, Sr. Jorge Wagner.
Essa também é uma estratégia que a mídia está empreendendo para desmoralizar, desacreditar e desestabilizar este partido. Mas faz isso fingindo não tomar partido, não tomar posição.
Colocaram em questão a escolha da Dilma como candidata ao PT, colocaram em questão a participação do Lula na campanha da Dilma, colocaram em questão a bolinha na cabeça do Serra, colocaram em questão a mídia e a liberdade de imprensa, colocaram em questão a corrupção no governo Lula. Eles só pensam na campanha, ficam o tempo todo fazendo a anti-campanha do PT.
Fico apreensiva com o debate entre os candidatos marcado para amanhã na Rede Globo. E não acho que é mania de perseguição.
O debate, aliás, foi uma chatice, morninho.
Aline, tbm fico preocupado. Mas devemos lembrar que na política sempre rolou muita sujeira. E que, pelo menos, hoje em dia essa sujeira se dá pela retórica.
“É preciso estar atento e forte. Não temos tempo de temer a morte.” (Gal???)