Sem trololo
empreitada da ação comunicativa: para quem tem alguns minutos para discutir política
Sobre Nós e Nosso Estômago

Antes de tudo, temos estômago.

Este blog surgiu porque, pelo detalhe de termos estômago, não podíamos nos conformar com o que estava sendo feito na disputa eleitoral para a presidência em 2010. Parecia que estávamos no fundo do poço. Calúnias, mentiras, santinhos católicos, mulheres grávidas e bebês recém nascidos, um candidato que se diz “do bem”, ou ainda “a favor da vida”. Mas esse poço, na verdade, não tem fundo.

Testemunhamos de olhos abertos a manipulação das grandes empresas de informações; cataratas de emails sem autoria e sem remetente – quer dizer, alguns deles vindos de organizações nazistas – desvelando “grandes verdades” que prometem mudar nossa opinião e voto, numa escatológica campanha difamatória contra a atual presidenta, Dilma. Essa gente não cansa. Essa gente que não quer discutir política e apela para construções vergonhosamente manipuladas e difamatórias. Aparentemente, ao contrário de nós, eles não tem estômago e nem vergonha na cara. Política não é um campo para se colocar os preconceitos morais.

Argumentos morais e religiosos se misturaram na maior tranquilidade no discurso do excelentíssimo senhor José Serra. A própria campanha do tucano era baixa e agressiva. São necessários alguns estômagos para assisti-la na TV. Assim como a campanha de Alckmin, que mais falava de Mercadante do que de si mesmo. Serra repetiu a dose. Aparentemente o ódio do PSDB aflorou e se manifesta nesse pleito. Serra bate e depois faz cara de santo. Desqualifica Dilma pessoalmente e depois se sente ofendido como uma criança mimada.

Diante disso não podíamos nos omitir. Devíamos lutar contra o futuro negro que representa a eleição de Serra. Ao contrário dos tucanos, estamos aqui para discutir política e não moral. Temos estômago e não aguentamos mais, não se pode deixar a vida política do Brasil ir descarga abaixo.

————

Atualizamos esta descrição, hoje, 26 de janeiro de 2012 quando, após vencer o pleito e tornar-se a primeira presidentA do Brasil, Dilma Roussef faz-nos novamente lembrar, da pior maneira possível, que temos estômago. E por isso não podemos nos conformar com o recente caso da reintegração de posse do Pinheirinho, em São José dos Campos, e com a omissão do governo federal após a justiça do Estado de São Paulo ter passado por cima da justiça federal. Após vermos mais de mil e quinhentas pessoas terem suas casas destroçadas, sua dignidade esculhambada e suas vidas ameaçadas. Após vermos crianças, mulheres e trabalhadores sendo tratados como coisas que estão ocupando um lugar errado, coisas que não têm lugar. Coisas que não têm direito a um lugar, a um teto, a acolhimento, a vida.

Retomamos nosso blog porque não podemos nos omitir diante da violência e dos absurdos que estamos vendo. Não podemos nos omitir quando percebemos que não vivemos num Estado de Direito, que as leis não servem à pessoa, mas sim à posse e a propriedade. Não podemos nos omitir porque temos estômago.