Sem trololo
empreitada da ação comunicativa: para quem tem alguns minutos para discutir política
A rede Globo à favor de Serra – não é de se admirar
Categories: Geral

Por Matheus

Este post é simples. Não haveria tanto tempo a perder com assunto já tão tratado. Buscar provas de que os grandes meios de comunicação estão à serviço de interesses particulares – e não públicos – seria como reinventar a roda. Porém, mesmo na civilização da roda, existem aqueles que valorizam outras formas de circulação das informações, um tanto quadradas.

Segue outro vídeo que tem circulado com o intuito de desmoralizar a candidata Dilma Rousseff. Trata-se da edição de uma entrevista:

http://www.youtube.com/watch?v=IoQhZUXzZP4

Agora vejam a entrevista na íntegra:

http://www.youtube.com/watch?v=_cKmTkntjJg&feature=related

Tendo em vista as duas realidades, o leitor ou a leitora discorda que a edição da entrevista apenas calou a voz de Dilma Rousseff , não contribuindo em nada para o diálogo?

Tive vontade de fazer mais uma análise detalhada do vídeo editado, comparando-o com a entrevista na íntegra. Porém, tenho me questionado a respeito da eficácia desse trabalho. Não é fácil. Demanda horas de pesquisa, análise, reflexão. Tenho pensado em coisas mais simples, mais pontuais e mais críticas. Argumentos que vão mais às bases de um sistema de pensamento. Pode parecer nonsense para os que estão mais à superfície, nadando no pires de leite, achando que já foram fundo o suficiente. Não se trata de desistir, mas de buscar novas estratégias de diálogo. Como conversar com as pessoas?

Segue a resposta que dei à pessoa que postou no Facebook este vídeo da entrevista editada, o vídeo de um diálogo censurado:

Bom, eu tenho três comentários a fazer:

Da ética
1. Achei perniciosa essa edição. A entrevista na íntegra, apesar de muito irritante pelo “modo de se comportar” de Bonner e Fátima, é muito rica pela clareza e sinceridade de Dima Rousseff em suas respostas. Vale a pena conferir: http://www.youtube.com/watch?v=_cKmTkntjJg&feature=related

Da manipulação/dominação
2. Mais uma vez, nessa edição, fica claro o posicionamento dos psbdistas em favor da Rede Globo, cuja história revela atitudes perniciosas de manipulação, como na famosa edição (pró-Collor) do último debate entre Lula e Collor, exibido dias antes da votação do segundo turno que elegeu Collor:

http://www.youtube.com/watch?v=9sOaJ27M1-A

Da vida
3. É triste observar como ainda pra muita gente o medo tem vencido a esperança.

* o último vídeo é um trecho do documentário Muito Além do Cidadão Kane, produzido pela BBC, disponível em: http://www.filmesparadownloads.com/muito-alem-do-cidadao-kane-nacional-2/

1 Comment to “A rede Globo à favor de Serra – não é de se admirar”

  1. Enrico Bueno says:

    O absurdo não é só a Globo traçar uma empreitada anti-Lula (isso ela sempre fez). Mas os argumentos e os meios de fazer isso estão cada vez mais baixos. A entrevista com Dilma foi emblemática: Bonner se esforçou em gesticular indignação, representando em si a classe média-alta brasileira. Fátima Bernardes, frente à indignação de Bonner, pede calma a ele. Mensagem: é preciso ter muita paciência para não se indignar com essa candidata. Com Serra, do contrário, foi um ambiente amigável, apesar de perguntas razoavelmente espinhosas (menos que as feitas à Dilma). Com Marina Silva, então, nem se fale: foi uma conversa de compadres.

    É, meu caro, a coisa ta feia…